segunda-feira, 15 de junho de 2020

A cidade do "Tum-Tum" e o "turismo do pneu".

É quase impossível circular de carro na malha urbana e suburbana ( Serra da Boa Viagem incluída ) sem que o viajante seja acompanhado pela sofisticada sinfonia do "tum-tum", patrocínio dos buracos, remendos, desníveis e sucedâneos, em que esta cidade é pródiga.
Asfaltar é caro, e nunca ninguém na história da humanidade asfaltou tanto como os sucessivos elencos autárquicos desta gloriosa C.M.F.F.. Sim. Sim. Já sabemos. Também sabemos que folclore é menos perene mas muito mais apreciado, especialmente pela parte que os especialistas do voto identificam como os "grassroots voters", os quais são garantes de grande parte dos 13.000 votos com que se faz uma maioria absoluta( ista ).
E o "turismo do pneu" ( na formulação extremamente feliz de Fernando Campos, in "o sítio dos desenhos" ), perguntam vocês...??
É o turismo que temos de há muito ( décadas ), pouco lucrativo ( se me disserem que os estudos e análises provam o contrário, botem-me aí esse acervo probatório, e prometo que mordo a língua ) que não se incomoda com o "tum-tum", que isto do final da A14 até Buarcos via RUs, ainda vai tendo alguma "colidade asfaltiva" que a maior parte das ruas e ruelas só pode invejar.
"Prisso", venham de lá mais foguetes, mais novelas, mais palha, "cú" povo é sereno e os que votam sabem onde está a cornucópia de amanhãs que cantam.

Bom verão.

Sem comentários: