domingo, 28 de março de 2010

5 de Outubro...ainda.

Devem ser os 500 metros mais morosos da história da construção/reconstrução/recuperação/remodelação/modernização recente. Até aposto que a culpa vai cair no "inverno rigoroso".

12 comentários:

Paulo Pinto disse...

De facto as obras da 5 de outubro já saturam...mas por outro lado, pessoalmente gosto bastante do que está a ser feito!Ontem passei pelo largo da Má lingua e achei interessante a realização de uma praça no Largo Maria Jarra, bem toda aquela zona está a ficar espectacular!

Anónimo disse...

Buarcos já merecia ter um pseudo-centro histórico como deve ser! Só é pena, que tudo de novo se faça nesta freguesia seja para mandar abaixo e que só haja MÀS LINGUAS...

CeterisParibus disse...

O anónimo opina, mas sem qualquer razão no caso em concreto, e no que ao post diz respeito.
É que - e isso está bem patente noutras opiniões que coloquei neste blogue - eu sou TOTALMENTE a favor desta e de todas as outras obras que beneficiem Buarcos.
Contudo, parece-me legitimo que questione ( eu ou qualquer outro ) porque é que uma obra demora o tempo que demora. É que, ao contrário de tanta obra que por aí se faz, não consegui ainda encontrar ( e talvez o defeito seja meu )sinalização que informe do montante que a obra custa e o tempo de execução. E este vai ser o segundo Verão em que a 5 de Outubro oferecerá este aspecto deprimente.
Mais ainda, dizem, e olhando para a parte norte da obra sou tentado a acreditar, que a intervenção termina logo a seguir à capela. Se assim for, palmas para os engenheiros da aberração.
Quanto ao "pseudo centro histórico", não percebo o conceito.

Anónimo disse...

1- A sinalização que informe do montante que a obra custa e o tempo de execução, está no inicio da muralha ao lado do largo da varina. A obra deveria ter durado 6meses...
2- Parece que de facto o limite de intervenção,seja na capela Nª Sª da Conceição.
3- Palmas para os engenheiros da aberração, porque? Acha o que está feito uma aberração? Ou pelo facto desta fase da obra terminar onde termina?
4- "pseudo centro histórico", Buarcos não tem centro histórico nenhum!! As pessoas desta terra destruiram tudo o que caractisava Buarcos...um centro histórico tal como indica o nome, tem história associada, o que resta de Buarcos é a muralha, e mesmo essa, é um simples muro para a população. No seu blog colocou algumas fotos de Buarcos antigo, consegue ter essa leitura de hoje?

CeterisParibus disse...

Calculo ques este anónimo não seja aquele a quem respondi.

Por pontos:

Desconhecia que a dita sinalização estivesse onde este anónimo a localiza. Mas confirma-se que a obra já está muito atrasada.

Sim, pelos acabamentos, parece que a intervenção acaba logo a seguir à capela.

E por via disso, é uma aberração.

Não percebi a pergunta no final do último ponto.
Quanto à história, é óbvio que Buarcos a tem, e há marcos que a materializam. A muralha, independentemente da forma como a população a encara, é um pedaço dessa história.
E sou de opinião que Buarcos não tem algo que se assemelhe a um centro histórico. Quando muito, tem uma área localizada entre o início da muralha a sul, a muralha a norte, e o castelo no vértice superior, onde se encontram os marcos mais significativos.

À obra da 5 de Outubro, reconheço o propósito de tornar mais atractiva a frente de mar. Mas permanecendo uma área mista pedonal/automóvel, como parece, lá se vai a boa intenção.

Tânia disse...

Ora Pois, marcos Históricos? Os pelourinhos são o quê afinal?O que retratam?Toda a zona baixa de Buarcos é por si só um centro Histórico. Arranjem e limpem as ruas e criem um plano a nivel de estética para as habitações e vão ver o lindo centro Histórico que temos. Para concluir concordo com o poste eacrescento já cheira mal tanto atraso

Anónimo disse...

Os pelourinhos?? Que valor ou que respeito tem a população pelos pelourinhos?? São simplesmente obstáculos ao estacionamento de veiculos. Pois os largos onde estes se situam são ocupados por imensas viaturas, ou então devido á sua forma circular, servem como rotunda, è uma falta de educação e de sensibilização pela história e de estima por aquilo que significam!

CeterisParibus disse...

Por acidente, rejeitei o seguinte comentário:

"Tânia deixou um novo comentário na sua mensagem "5 de Outubro...ainda.":

Que mania de criticar o que é nosso. Já foi bem pior o comportamento. E porque não a junta, esta e outras, promoverem ações de formação e informação junto da população. Mta gente nem sabe o que aquilo significou, por isso vão preservar o quê? "

À autora, as minhas desculpas.

CeterisParibus disse...

E acrescento...

Que não posso deixar de concordar com a Tânia no que respeita à crónica falta de bairrismo dos de Buarcos.
E em certa medida ( mesmo que ache que o conhecimento procura-se), também existe uma enorme lacuna de informação sobre os principais pontos de interesse. Mais que não fosse, uma placa em cada um deles com alguma informação sobre data de construção, função autor, propósito, etc.
Curiosamente, no passado dia 1 de Abril ( não é mentira) celebrou-se o dia da Vila de Buarcos. Sabiam? Eu confesso que não. Houve divulgação do facto? Não me parece.

P.S. Eu também sou muito ignorante quanto à história de Buarcos.
Mas para além do que vou sabendo por pesquisa na net ( muito pouco), teria enorme interesse em ouvir da boca de um historiador/conhecedor. E se fosse nos respectivos locais, tanto melhor.
Eu até sou bastante crítico dos americanos, mas a verdade é que elegem, preservam, divulgam e rentabilizam qualquer pedacinho que contenha um mínimo de "história".
Em definitivo, não somos americanos.

Tânia disse...

Ainda e em relação aos pelorinhos, talvez por muito ter brincado neles quando era menina, bastava fazer uma coisa e pegando na sugestão das placas do proprietário do blog. Porque não fazer como fizeram com a arvore centenária junto ao lar de S.António na Figueira? Uma vedaçãosinha á volta e a respectiva placa com a informação histórica do monumento! Custaria muito ás debeis contas da autarquia?Se calhar menos que os 40 mil contos que dizem que custou aquela ilustre(o proprietário do espaço que me perdoe mas politicas á parte esta está-me atravessada)placa a dizer Figueira da Foz no fim da A-14 e que hoje está já cheia de verdete, qualquer dia serão precisos outros tantos para a remover se não lhe efectuarem menutenção!Buarcos é lindo!

Tânia disse...

Em relação ao dia da vila eu soube pelos jornais e confesso que me fez alguma confusão a escolha do orador oficial. Nada contra o artista plástico em questão mas já soube que nem é de Buarcos, só por isso, mas aceito se o mesmo tiver adoptado a nossa terra como sua de coração e não por algum interesse como muitas vezes vemos

Tânia disse...

Este não carece de publicação mas fica o convite a uma visita a este link que é de facil acesso e em poucas palavras retrata um pouco da nossa história.
Obrigado.

http://www.eb1-figueira-foz-n5.rcts.pt/a_nossa_terra.htm