terça-feira, 18 de maio de 2010

Estética ou legalidade?

Recebi e publiquei uma série de comentários acerca da novel esplanada do Restaurante Marégrafo.
Pergunto: O que se contesta é a estética ou a legalidade?

É que a resposta à pergunta, não é indiferente para a solução da mesma.

32 comentários:

Moço da Vila disse...

Da minha parte a contestação prende-se com as duas situações. Vergonhoso

CeterisParibus disse...

A fazer fé neste comentário, a questão já está a ser tratada em sede própria.

" Anónimo disse...

Olá a todos. Esta situação tem sido activamente discutida no grupo do facebook "Vila de Buarcos". Através do grupo foram feitas denúncias no Portal do Cidadão, e enviada descrição da situação para os jornais da zona, nomeadamente As Beiras, Diário de Coimbra, Figueirense e Voz da Figueira; a primeira consequência visível foi sair na edição hoje de As Beiras (podendo o artigo ser lido no grupo do facebook). A câmara e junta já têm conhecimento da situação e já foi levantado por parte da câmara auto de contra-ordenação. 18 de Maio de 2010 14:22"

Moço da Vila disse...

Vamos ver no que vai dar, se não será mais um atirar de areia para os olhos do pessoal

Sérgio Gradil disse...

Olá CeteriusParibus. O anónimo que fez esse comentário fui eu, enganei-me e comentei como anónimo mas não tenho qualquer problema em assumir a minha posição publicamente. Sou administrador do grupo "Vila de Buarcos" na rede social Facebook, e convido todos a lá darem uma olhada à discussão lá presente acerca do assunto.
No meu ponto de vista a constestação abrange tanto o ponto de vista estético (em que aquela esplanada não é mais que uma tenda que estraga por completo a requalificação assim como prejudica a imagem da própria casa da falecida Dona Maria Jarra que é considerada imóvel classificado de interesse municipal), e do ponto de vista legal (não houve processo de licenciamento e a própria estrutura como está implantada não é legal). Tenho a transcrição do artigo de hoje do Diário As Beiras no mural do grupo do Facebook.
Espero que o auto de contra-ordenação não se fique apenas por uma coima mas sim que implique a remoção imediata da estrutura.

CeterisParibus disse...

Olá Sérgio:

Eu sei que assumes publicamente as tuas posições. E eu não tenho qualquer problema em publicar comentários anónimos, desde que contidos nos limites do que eu entendo ser razoável. E sim, tenho seguido a questão no "Vila de Buarcos".
A fazer fé no que vem escrito no Diário das Beiras, parece que a questão legal já está a ser acautelada. De qualquer forma, parece que está para ser aprovada proximamente, regulamentação especial para aquela área, no que às esplanadas diz respeito.
Esperemos para ver.

Abraço

P.S. Como é óbvio Ceteris é um nickname. Quim João é o nome.

Anónimo disse...

Simplesmente uma autentica BORRADAAAA!!!!
para além de ILEGAL, parece uma tenda...K GRANDE PORCARIA

Tânia disse...

Depois de ver as fotos tanto me faz que seja legal ou ilegal!Estes srs vêm e metem aquele estandarte ali? E o café que está atrás e que sempre lá esteve vai por uma onde na má lingua mesmo?É uma aberração estética que se não for retirada é porque há mta coisa por trás.

Moço da Vila disse...

Eu insisto e já é público que o assunto está amplamente divulgado nestes meios cibernauticos!Onde anda esse Zé da topada?Onde anda essa brigada da artrite reumatoide?Já sei, estão á espera k venha cá uma televisão qualquer para os ver partir aquilo td?Aí meus amigos já aquela merda está enferrujada… Para quando o desmantelamento popular daquela sucata?

Anónimo disse...

Já estou farto daquela merda de toldo, então mas quando é o gajo tira aquilo?? Fonix

Moço da Vila disse...

Para os interessados informo:
- A brigada anda ocupada em aulas de mergulho para repor a medroa a tempo do verão, estão também á espera que a CNN informe o dia que manda cá alguém para cobrir tamanho acontecimento mundial.
- O famoso Zé Toupada anda a estudar como todos sabem por isso ainda não concluiu o curso de engenharia para elaborar o projecto de remoção da esplanada do Maregrafo.
- Assim e a não ser que lhe assinem o diploma a algum Domingo resta-nos esperar ou unir para partir aquilo tudo.
- Estamos á espera de quê?Quem não tem uns martelos e e coisas que dêem para acabar com aquilo de vez?

Anónimo disse...

Excerto publicado no Figueirense e a ser assim não sei de que é que esse topada está á espera de mandar o coveiro partir aquilo…….

“Novas regras em Buarcos
Foi ainda aprovada, nesta reunião, uma proposta semelhante para a Rua 5 de Outubro, em Buarcos, actualmente a receber obras de requalificação. Segundo António Tavares, só serão permitidas estruturas abertas.
Nesta artéria, virada para a marginal oceânica, um estabelecimento de restauração “à margem do processo de licenciamento” optou pela construção de uma estrutura fixa. Atento à situação, o departamento liderado por António Tavares já emitiu um auto de notícia obrigando o empresário a desfazer a referida estrutura. “

J.F.B disse...

Na sequência do pedido de esclarecimento relativamente ao assunto em epigrafe, informamos que a situação da esplanada do Restaurante "Maregrafo", se encontra em contencioso, uma vez que, a mesma, foi montada sem se encontrar regularizada.
Na sequência das irregularidades cometidas, o proprietário, tem dois processos de contra-ordenação.
Mais se informa que foi aprovado em sessão de Câmara, por unanimidade, um modelo uniforme de esplanadas de acordo com a dignidade do espaço.
Quanto às obras de requalificação da Rua 5 de Outubro, infelizmente ainda não estão concluidas por motivos alheios à nossa vontade.
Contudo, esperamos que muito em breve, todos possamos usufruir de tão belo espaço.
Com os melhores cumprimentos,

O Presidente da Junta de Freguesia
José Tavares

CeterisParibus disse...

É reconfortante saber que a Junta de Freguesia, e mais ainda o seu presidente, estão atentos à blogosfera, e contribuem para o esclarecimento das questões.
Já agora, e aproveitando o embalo, gostava que se pronunciassem sobre a medroa, as canhoeiras do meio e os muros cheios de ervas e lixo, a falta de uma escadinha de acesso à praia ( bastam 2 degraus!!) em frente ao "túnel" e, finalmente, do porquê das obras na 5 de Outubro terminarem logo depois da capela.
Fico a aguardar.

Moço da Vila disse...

Este Topada é só blá blá blá. Já fala bonito mas não diz nada. É tudo a câmara!Aquela porcaria lá continua, se eu fosse o Pinto eu dizia onde já estava aquela sucata

Anónimo disse...

o senhor presidente da junta, que peça a uma das máquinas que anda na obra, para retirar a MERDA da tenda, porque já vai para um m~es que esta foi instalada sem autorização.
Onde está a autoridade da CMFF??
Quem é tal individuo para ignorar o auto da CMFF?????

Anónimo disse...

Por favor, fechem de uma vez por todas a Rua 5 de Outubro ao transito!

Dolores disse...

É preciso oferecer umas sopinhas em pão do caco para vos calarem? Vão trabalhar, muitos de vós devem andar a mamar do rendimento mínimo.

Tânia disse...

Peço desculpa ao Quim João mas quem é esta badalhoca para aqui vir dizer estas coisas?Pindérica que se fartou de andar toda a gente sabe bem a fazer o quê para ser sócia de quem é! Ninguém os tem no sitio nesta terra para acabar com isto?

Anónimo disse...

cá para mim, a Dolores andou a mamar no caco de alguém...

Moço da Vila disse...

ò pessoal não vamos baixar ao nivel de gente que teve de se fazer valer pelos dotes corporais. Vamos sim agendar o dia do desmantelamento popular daquela vergonha! Quando pessoal? Eu sugiro dia da criança 01 de Junho pela noite vamos partir aquilo tudo e ver quem é que apanha!

conhame disse...

calma...dia 8 aquela merda sai fora

Moço da Vila disse...

Será conhame? Que o leva a dizer isso. Já não acredito em nada.

Anónimo disse...

Acalmem-se por favore mantenham o nivel do blog acima de tudo porque o Quim João merece, também é das poucas pessoas de Buarcos que se esforçou por fazer pela vida, conheço-o muito bem.
Teria bastado o comentário da JFB
para compreenderem que nâo se resolvem certas questões com a brevidade que seria exigida contudo posso afiançar-vos que a partir da próxima 6ªfeira aquelela barraca de farturas sairá dali. Lamentávelmente e a titulo informativo ainda hà gente da nossa terra que tenta dar cobertura ao dono do marégrafo como foi o caso do intriguista sem carácter ex presidente da concelhia do PS, que por vergonha me recuso a citar o seu nome.
Viva Buarcos e vivam todas as pessoas que pretendem uma terra onde se possam sentir bem com todos os valores a ela associados.
Um abraço Quim João, continua, a bem da nossa terra.
Um buarqueiro atento.

Anónimo disse...

o meu caro Quim João o Zé da toupada é alvo de gozo com o santa Brigada asmática; é ver a trampa e a degradação que jamais em tempo algum foi tanta.
O presidente já se justifica nos blogs? Não é ele que escreve, o homem não tem esta "literatura", e na Cãmara ninguém lhe passa cartão.
Então o Batista e o Ps não são clientes do dito lugar? Não foram sempre mesmo ao tempo do Paredes? Lugar de eleição meu caro.
A junta há quantos anos é desrespeitada pelo Marégrafo? Desde o tempo do Álvaro. Então? Já percebeu? Abraço para si e para o blog.

CeterisParibus disse...

Curiosamente, desconhecendo todo esse enredo de ligações ( falo a sério, e é mesmo por não querer saber dessa merda para nada!, este último comentário sintetiza um pouco a ideia que eu sempre tive acerca do diálogo ( ou falta dele) entre a câmara e a junta de Buarcos.
A primeira está-se a cagar para a segunda, e esta não consegue encontrar um presidente que tenha uns colhões grandes, e recorra à melhor arma que pode usar: apoio e mobilização do povinho. É que, revolta também é exercício de civismo e cidadania, especialmente quando se vive numa terra tão eternamente adiada como esta.
E numa nota particular, nas últimas eleições votei numa mulher, porque achava que teria os tais colhões que este e os predecessores, nunca tiveram.
Quanto à esplanada que é objecto deste tópico, o dia 8 veio e foi, e a estrutura mantém-se lá. Será que a "ordem de retirada" existiu mesmo? Ou são bitaites de quem gosta de falar por falar? Na volta, o pessoal que quer "mandar com aquela merda toda abaixo", é capaz de ter algum motivo para cepticismo em relação ao resultado das diligências legais. Veremos.

Anónimo disse...

Caros BUARQUEIROS:
Como já aqui foi exposto, e é mais que evidente, o Sr. do respectivo restaurante, "ou tasca"! Tem as costas muito quentes!
Os "bêbados finos" que frequentam o respectivo, ou mais a tasca tem ligações com senhores que se movimentam na câmara.Estes têm a mania que são os senhores doutores só se for da "mula russa".Assim sendo uns puxam os cordelinhos e arranjam empregos, em troca podem fazer da tasca quase a sua casa onde podem tirar finos e estar até quase de manhã a curar as bebedeiras. A tenda, é exactamente para não se constiparem e nem apanharem vento, assim lá vão uns finos atrás dos outros. Como é evidente estas pessoas são íntimas do juiz, e assim nada vai sair de lá! Quem viver verá.

canhoeiras disse...

os meus sinceros votos de Parabéns ao senhor presidente de junta de Buarcos. Pois nota-se que é um homem que anda no terreno, Há muito que Buarcos precisava de um presidente de junta com esta "garra" e amor pela terra. Digo isto, porque acho o seu trabalho bastante safistatório, não apena pela brigada do reumático,a retirada dos calhaus da praia (logo á saida do tunel) mas também por ter tido logo a iniciativa de colocar a Medroa no devido sitio e por ultimo por estando prestes a inaugurar a rua 5 de outubro. Não só pela inauguração mas por tido o bom senso de retirar os veiculos desse local. Quer se goste ou não da requalificação da respectiva rua,(que na minha opinião está fantástica!) Agora será altura de requalificar até ao baluarte de Nazaré, pois o "pior" já está feito 8zona largo má lingua, escadas ao pe´do coco-louco, pelourinho, túnel e largo da capela. buarcos merece esta obra mas também o restauro de toda a muralha

CeterisParibus disse...

Já num comentário anterior, neste mesmo tópico, deixei expresso que o meu voto não foi para este presidente de junta.
Mas goste-se ou não, tenha o sentido de voto sido esse ou não, há que reconhecer-lhe algum dinamismo. É que, não havendo dinheiro para as ditas obras estruturantes ( e mesmo o conceito é dado a tanta interpretação errada ), ao menos que se trate a estética, com os tostões que dizem existir. E nesse aspecto em particular, alguma coisa se vê.
A Medroa foi prontamente reparada ( e não desgosto do que lá vejo).
As pedras em frente ao túnel foram "aplainadas" ( e a praia parece mais ampla, com um aspecto mais limpo).
Na "alta do rio", meteu-se lá uma escada de madeira para melhor acessibilidade da praia que lá existe este ano.
As ervas das muralhas, pelo menos na parte que vai da capela para sul, foram retiradas ( só ainda não reparei se o lixo que estava por baixo, o foi), e só espero que não tenham parado aí, e que sigam para a parte mais necessitada de intervenção, ou seja, as canhoeiras do meio.
Parece pouco. Não o é.
Se esta é uma terra que reclama uma identidade turística, não acham que o aspecto é uma prioridade?
Eu acho.

Quanto ao tema do tópico, parece que é um assunto cada vez mais quente, atendendo a que:

1. A tenda continua lá, apesar do que por aí se diz acerca das datas-limite para retirada do mesmo.

2. Que a dita tenda foi vandalizada, correndo o rumor de uma possível "auto-mutilação", quiçá, com o intuito de inverter o fluxo de simpatia a favor da nobre causa.

O que quer que seja, se a tenda foi lá colocada abusivamente, só têm que a retirar. Ponto.

P.S. E adoro ver aquela frente de mar sem carros estacionados.
Que haja coragem de a manter assim.

João Costa disse...

Bem dito, Quim João! Também eu adoro ver aquela frente de mar sem carros!

Anónimo disse...

Até que enfim que o maregrafo novo tem uma bandeira do nosso BUARCOS

Lurdes Maria disse...

e que tal um registo fotográfico da intervenção na rua 5 outubro! tanto de dia como de noite, mostrar a todos os que foram e são criticos e buarcos tem neste momento um espaço nobre com identidade! a todos que o usem e que o visitem, que o respeitem e que o estimem!

CeterisParibus disse...

Eu gosto. A frente de mar está com um ar limpo, arrumado. Esperemos que se mantenha, e que não se acobardem na proibição do estacionamento.
E já agora, que finalizem a obra até ao final da 5 de Outubro.
Uma palavra também para a bandeira da vila aposta na nova medroa. Gosto de um e de outro. É um sinal de bairrismo inusitado nos buarqueiros. É bem-vindo e aplaude-se.