segunda-feira, 25 de abril de 2022

Pequenas coisas (REPUBLICAÇÃO).

Agora que o assunto "Abrigo da Montanha" volta a ser abordado após anos de total desprezo e abandono, republico uma das algumas chamadas de atenção que no passado fiz a este propósito, no consulado de outros intervenientes.

Mantenho a esperança de que algo seja feito. Deposito mais esperança nos actuais protagonistas mesmo não tendo votado neles.


 A paisagem que se avista do Abrigo da Montanha de Oeste a Leste, é das mais bonitas que já tive o prazer de gozar. 

Actualmente encontra-se obstruída, assim:



Mas já foi assim em tempos não muito distantes:

As questões que se prendem com a compressão dos direitos privados, é matéria sensível, e por isso deve ser abordada com a maior ponderação, privilegiando a solução que menos "agrida" tais direitos, mas sempre solucionando o "problema" público adjacente.

A reposição da vista do Abrigo da Montanha deveria ser encarada como um objectivo de qualquer presidente da C.M.F.F. e igualmente de qualquer presidente da Junta de Buarcos. Aparentemente, não o é. A realidade é demonstrativa.

Tenho a certeza que é fácil saber quem é o dono do terreno onde se situam os eucaliptos que obstruem a vista. Tenho a certeza que quem quer que seja, será seguramente sensato e se disporia a conversar e ouvir os autarcas. Tenho a certeza que uma solução para o respectivo corte poderia ser alcançada com diálogo. Tenho a certeza que se a sensatez não imperasse, a lei e o interesse público poderiam colmatá-la. Gostaria de ter a certeza que os autarcas já pensaram nisso, e estão neste momento a estudar a forma de tornar novamente acessível a vista que se alcança do Abrigo da Montanha na Serra da Boa Viagem. Gostaria sobretudo que as minhas certezas se tornassem...certas e concretas.


Se não pensaram nisso, fica a minha humilde sugestão. Se já tentaram e não conseguiram, informem, expliquem porque é que não, ficando cientes de que há munícipes dispostos a dar o seu contributo  à coisa pública, como é o meu caso.


Não é uma crítica ( por agora ). É uma sugestão.


Vamos lá, senhores Presidentes?

Sem comentários: