sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Come again?*

* Expressão anglófona que numa tradução livre ( e minha), significa: "explica-me isso como se eu fosse uma criança de 3 anos e ouvisse mal".

Leio sempre os editoriais do jornal O Figueirense, os quais são assinados pelo seu director, Dr. Joaquim Gil.

Este é o da última edição:

http://www.ofigueirense.com/seccao.php?id_edi=194&id_sec=2

Destaco o seguinte:

"Considerou o Sr. Presidente da Câmara (ver págs. 6 e 7 desta edição) que “a temporada turística correu bem”!
“Parece-nos…”, disse João Ataíde, sendo que tal também me pareceu a mim!
Ou seja, temos, se calhar, todos, a sensação de que tem estado mais gente pela Figueira da Foz, que mais gente veio desfrutar das praias da Figueira da Foz, que mais gente gozou “a noite” da Figueira da Foz.
E temos, também, se calhar todos, a sensação de que, não obstante, houve uma baixa no consumo."


Isto é, mais gente, menos consumo. E apesar do "menos", a temporada "correu bem". Como assim? Porque esteve cá mais gente? Se gastam menos, qual a mais-valia para a cidade? Aposto que todos os comerciantes ou qualquer um para quem o verão tenha um valor comercial, subscrevem na íntegra o Sr. Presidente da CMFF.

É que, muita gente significa que existem custos acrescidos para a cidade. Assim de repente, o desgaste das vias, a sobrecarga dos serviços relacionados com saneamento, abastecimento de água, e apesar dos melhores esforços dos funcionários, uma esteira de lixo que envergonha e revolta.

Se realmente é isto que o Sr. Presidente acha, é uma posição burra. Ressalvado o devido respeito, claro está.

P.S. E há ainda quem ache que a cidade está subdimensionada no tocante a lugares de estacionamento, e se deveria eliminar algumas zonas verdes ( os relvados da muralha de Buarcos, sendo certo que nunca ouvi ninguém falar dos envolventes do Forte de Santa Catarina), e aproveitar o areal, para que mais e mais turista pudessem visitar a Figueira no mês de Agosto, mesmo que ( e essa é uma questão de somenos importância) os ditos "consumam pouco".

Sem comentários: